- Seguir sempre a receita:
As receitas são pensadas e testadas para que o bolo saia perfeito. Portanto, se pretende que o bolo seja igual ao da receita não convém fazer alterações.
- Pesar e medir:
Para que tudo saia na perfeição, faça as pesagens com precisão, usando uma balança ou medidor.
- Bater o açúcar com a manteiga ou o açúcar com os ovos:
Este é um dos passos mais importantes para que o seu bolo saia perfeito. Deve garantir que há uma excelente emulsão dos ingredientes de forma a incorporar todo o ar possível na massa do bolo.
- Não bater a farinha:
Nesta fase da receita, não deve bater a farinha mas sim incorporar a mesma com movimentos suaves de baixo para cima, de forma a que a mesma se distribua uniformemente.
(Por exemplo: quando a farinha de trigo é batida, forma-se o glúten e o bolo deixa de ter uma textura leve e passa a ter uma textura elástica, parecida à do pão.)
- Untar a forma:
Deve untar a forma com ou spray desmoldante, ou manteiga e farinha. Assim o bolo sairá da forma quando estiver cozido. Também poderá colocar um disco de papel vegetal no fundo da forma.
- Pré-aquecer o forno:
O forno deverá estar pré aquecido à temperatura recomendada antes de colocar o bolo lá dentro. Assim, aconselhamos a que ligue o forno no início de todo o processo.
Se a receita não indicar nenhuma temperatura, programe o forno para 180ºC.
- Não abrir o forno até que o bolo esteja cozido:
Para saber se o seu bolo está pronto, verifique se cheira a bolo cozido e se o bolo tem uma cor dourada e está a descolar das paredes da forma. Se assim for, pode abrir o forno para verificar se o bolo está pronto, usando o bom velho truque do palito ou esparguete crú. Caso contrário não abra a porta, pois o bolo poderá abater.
Informação disponibilizada pela Escola Istofaz-se de Decoração Artística de Bolos
Comments are closed.