O movimento artístico do cake design tem facetas muito interessantes e surpreendentes, hoje gostaríamos de vos falar de uma colaboração. Uma colaboração em cake design acontece quando um conjunto de pessoas se junta em torno de um tema, individualmente ou em grupos, trabalha a sua visão e submete o seu projecto, para apreciação dos membros, e para “êxtase” de nós (os outros comuns mortais 🙂
A esta em particular chamaram Steam Cakes – Steampunk Collaboration e envolve cerca de 62 cake designers das mais diversas nacionalidades e entre eles está o “nosso” Michael Almeida com este magnifico trabalho. A fotografia é da querida Sara Águas, formadora responsável pelo workshop de fotografia para cake designers.
Visite a página de Facebook e descubra estes projectos fantásticos
A história por de trás desta colaboração (ou o argumento)
Com o impulso da Revolução Industrial, o progresso levava à automação de tarefas. A 14 de junho de 1882, Charles Babbage propôs o uso da sua máquina diferencial à Royal Astronomical Society, quase um século depois, nesta mesma data, começou a celebrar-se o movimento Steampunk!
O Steampunk é um subgénero da Ficção Científica, muito popular entre as décadas de 1980 e 1990, com histórias ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne, H. P. Lovecraft e Mary Shelley no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis improváveis, como automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor.
O steampunk foca-se precisamente numa época em que a ciência começou a mudar verdadeiramente a vida das pessoas, a ideia da ciência como magia!
Comments are closed.