Líder de mercado na área da formação em pastelaria decorativa e na comercialização de produtos específicos e direccionados para esta actividade em Portugal, a marca IstoFaz-se nasceu há dez anos da iniciativa e espírito empreendedor de Joana Monteiro. Do sonho à realidade, conheça a história.
Era uma vez…
Era uma vez uma menina que tinha um sonho. O sonho era ter a sua própria empresa, só ainda não sabia bem em que área se iria estabelecer. Sabia que queria ser a sua própria chefe, tinha a certeza de querer ser dona do seu destino. Não queria ter que abdicar das suas ideias em prol de um qualquer quórum, de uma qualquer direcção de empresa. Numa distante e fria manhã de um 24 de Dezembro, sendo o Natal a altura do ano que mais gosta, ter que ficar a trabalhar fechada num escritório foi a gota de água para que concretizasse este sonho. Nesse momento decidiu que nunca mais se iria sentir assim e pensou que, quando tivesse a sua empresa, os seus funcionários iriam ter esse dia de folga para terem tempo de preparar e celebrar a maior festa da família, o Natal!
Isto o quê?
Comunicadora nata, empreendedora e uma verdadeira líder, começou por fazer a sua empresa de formação juntamente com amigos. Aliada à experiência da formação noutras áreas, tais como a informática ou o fusing, surgiu a decoração de bolos. Quando confrontada com o nome a dar à marca, Joana seguiu o conselho de uma tia e baptizou-a de IstoFaz-se. (Reza a história que a sua mãe e tia Clara, excelentes artesãs diga-se, quando viam trabalhos de artesanato e após longos minutos de elevada concentração, exclamavam: ”Ahhh, isto faz-se!“) Joana Monteiro viria a ser responsável por uma marca onde o perfume é de açúcar e baunilha, as mãos podem dar largas à imaginação, os sonhos são doces e o céu não é o limite!
Surpresa!!!
O que aconteceu a seguir foi uma total surpresa, os workshops de decoração de bolos começaram a estar cheios e a lista de espera começou a crescer, a crescer, a crescer! Foi em Lisboa, na R. da Assunção, num 2º andar de um edifício do século XIX, que lá do cimo das escadas escuras e com degraus altos chegaram os primeiros ecos do IstoFaz-se. A decoração era simples, tinham duas estantes, um armário, uma secretaria e um computador. Os workshops eram dados na sala do lado. A Joana e agora também a Carina Costa, tratavam dos telefonemas, dos workshops, das encomendas e de tudo o que tivesse que ser feito. Chegavam a subir e a descer as escadas com os braços cheios de encomendas para deixarem na estação dos correios mais próxima.
O grande BOOM!
Mas o grande boom foi mesmo quando, num passo arriscado, decidiram convidar a mestre de modelagem Debbie Brown. Foi um sucesso! Um êxito! Os workshops estavam sempre cheios e a procura aumentava cada vez mais! Até que um dia, devido a uma
avaria, faltou a água na sala de formação. Como seria possível fazer os workshops sem água? Deixar de dar formação durante algumas semanas era impensável, não poderiam deixar as clien tes à espera tanto tempo. Entretanto, como a situação da água nunca mais se resolvia (devido a contendas entre senhorios e arrendatários, vizinhos e afins), Joana e a sua nova colaboradora, a Carina, tomaram a decisão de se mudarem para uma garagem em Massamá onde continuaram a lutar diariamente para fazer florescer o projecto IstoFaz-se.
Já lá vão 10 anos…
E, foi assim, entre pastas de açúcar, fraldas, cortadores, sorrisos, encomendas, primeiras palavras, modelagens, lágrimas e rolos da massa que o sonho cresceu e se tornou realidade. Entre dias, noites e madrugadas, quatro filhos lindos, dois sobrinhos
maravilhosos e uma equipa de cerca de 40 pessoas o IstoFaz-se existe e exibe-se vaidosamente, como se de uma criança se tratasse, ao lado da sua orgulhosa mãe, a Joana. Hoje, o IstoFaz-se é uma escola certificada, com cinco lojas físicas, uma loja online, cinco salas de formação em Portugal e ninguém trabalha no dia 24 de Dezembro!