Muitas vezes vemos fotografias lindíssimas em que o objecto principal aparece em destaque, como se fosse um actor principal e todo o ambiente que o rodeia aparece meio “desfocado”, enigmático e suave. Como se abraçasse e envolvesse o nosso actor principal, dando-lhe ainda mais força, mais leitura.
Outras vezes, temos a situação inversa, temos um bolo grande, imponente e queremos mostrá-lo na íntegra, na sua totalidade e em todo o seu esplendor.
Ora, para atingirmos o nosso objectivo, seja ele qual for, podemos pôr a fotografia ao nosso serviço para comunicar aquilo que queremos e uma das “ferramentas” mais utilizadas é brincar com a Profundidade de campo.
Mas afinal, o que é a Profundidade de campo?
De uma forma muito simples, podemos dizer que é aquele desfocado lindíssimo que vemos em algumas fotografias e que dá aquela força e aquele enquadramento.
Para conseguirmos esse efeito, podemos fazê-lo de diferentes formas mas, para começar iremos analisar um exemplo simples de como podemos fotografar uns bombons em 1º plano e deixar uma chávena de chá assim meia desfocada.
Vamos lá então!
Pomos a nossa câmara em modo M (Manual) e abrimos o diafragma para o menor número, por exemplo f:5.6 e tendo em conta esse valor, vamos ajustar a velocidade conforme a informação que o nosso fotómetro nos vai dar.
No nosso exemplo, na imagem dos bombons, fizémos o seguinte: na 1ª imagem abrimos o diafragma para f: 5.6 e a velocidade 1/13, obtendo assim uma profundidade de campo “curta” e com bastante desfoque. Na 2ª imagem, optámos por fechar o diafragma a F:20 e o resultado está à vista, o de muita profundidade de campo onde é possível ver nitidamente o fundo. Em ambos os cenários, utilizámos a câmara em modo Manual e ajustámos a velocidade consoante a indicação que o fotómetro nos indicou. Utilizámos também um tripé para a câmara.
Em jeito de resumo, podemos anotar estas dicas para controlar a Profundidade de campo e assim destacar o nosso “actor principal”:
- Abrir o diafragma (usar o menor número de f:);
- Aproximarmo-nos o mais possível do nosso objecto para o destacar;
- Utilizarmos o Zoom da nossa lente para ajudar a “comprimir” o fundo e a dar ainda mais um ar de desfocado.
E agora porque não experimenta? Brinque um pouco e vai ver e perceber as diferenças 😉
Venha aprender estas e outras técnicas de fotografar os seus bolos no workshop de fotografia para Cake Designers 🙂
Comments are closed.