O Molotof é uma daquelas invenções nacionais que mereceria um Prémio Nobel se estes fossem atribuídos à felicidade… E o Prémio Nobel para a felicidade vai para… (rufar de tambores)… O pudim Molotof !!! (gritos de histeria)…
Ok voltemos à realidade. Quando fazemos um belo molotof normalmente (pelo menos cá em casa) vertemos uma boa quantidade de doce de ovo diluído num pouco de calda de açúcar rematado com pedaços de amêndoa torrada partida ou em alternativa apenas caramelo. Esta operação pede, é claro, um prato de abas altas para que não verta para fora com facilidade. É precisamente para evitar isso que chegaram estes novos pratos de molotof ao Istofaz-se.
Quem também faz uns Molotofs de se lhe tirar o chapéu é a “nossa” Chef Rita Nascimento, que para além dos workshops de pastelaria, que ensina aqui no Istofaz-se, é também a autora do blog La Dolce Rita, que partilha connosco mais esta inspirada receita em vídeo, obrigado Rita 🙂
Receita de Molotof da Chef Rita Nascimento
[one_half]Com apenas 3 ingredientes fazemos esta sobremesa que parece uma nuvem!
MOLOTOF
– 8 claras (ovos L)
– 240 gr açúcar
– caramelo líquido q.b.
[/one_half]
[one_half_last]Bater as claras até estarem volumosas e firmes e juntar o açúcar pouco a pouco. bater até obter um merengue bem firme e onde já não se sintam os grãos de açúcar.
Untar uma forma de buraco com caramelo liquido e colocar o merengue na forma às colheradas, tendo atenção para alisar bem e ir batendo na mesa para eliminar possíveis bolhas de ar.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria (colocar a forma dentro de um recipiente com água a ferver), durante 8 minutos.
Desligar o forno e sem abrir, deixar o molotof dentro por 30 minutos. Passado este tempo retirar do forno e aguardar 10-15 minutos antes de desenformar. levar ao frigorífico até arrefecer completamente.
Servir simples ou coberto com doce de ovos e frutos secos torrados.[/one_half_last]
Comments are closed.